On 9/29/06, Nelson Pereira Júnior <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Certo. Pra vc entender melhor, vamos fazer uma analogia com o e-mule.

ok

> Imagine uma rede interna 192.168... de uma empresa X em São Paulo. Ela tem
> um proxy que distribui a internet a todos os PCs da rede interna. Esse proxy
> tem um IP visível na Internet 200.45... O servidor proxy está bem restrito,
> só deixa o povo acessar a web, não permitem que as pessoas usem e-mule, e só
> deixou poucas portas ativas, as realmente necessárias, como a 80. Na rede
> interna existe um PC-X com e-mule.

gostei do exemplo :)

bem, ai eu pergunto se vc so sai via proxy. lembre-se que eu posso
usar um proxy e nao usar nat. nesta situacao o mundo te eh carrasco,
pq vc so sai no que o proxy deixar e certamente que protocolos alheios
ao 80 ele nao vai ...

> Imagine outra rede interna 192.168... de uma empresa Y em Florianópolis.
> Como a outra, ela tem um proxy que distribui a internet a todos os PCs da
> rede interna. Esse proxy também tem um IP visível na Internet 205.84... O
> servidor proxy também está bem restrito, não permitem que as pessoas usem
> e-mule, só deixa o povo acessar a web, e só deixou poucas portas ativas, as
> realmente necessárias, como a 80. Na rede interna existe um PC-Y com e-mule.
>
> Ambos os PCs, X e Y, se conectam ao servidor da rede emule para se
> encontrarem, e se encontram!

entao vc vai usar o emule para isso.

> Como os dois farão pra trocar arquivos entre si? Pelo que entendo de rede,
> isso é impossível.

como falado pelo rapaz acima, o emule tem um no que abre a conexao com
os dois pcs que nao tem como receber conexoes ( ele manda que o
cliente abra a conexao pra ele) e ele fica como intermediador da
conexao (eh, usa a banda dele !), como a diferenca de um PIO e DMA.

voce consegue mas vai ficar mais lento que a conexao direta (a nao ser
que seu no seja ninja e tenha o google de banda)

> MAS COMO O E-MULE CONSEGUE?
>
> Meu objetivo não é usar e-mule, mas entender como ele consegue que dois
> Clients troquem arquivos entre si sendo que nenhum deles é servidor.

eu entendi que vc nao quer usar emule, mas se vc nao tiver alguem na
rede valida que pode receber conexoes, vc vai precisar do emule ! o
problema eh que os dados vao estar publicados :(

qquer coisa, manda ae :)
--
We will call you cygnus,
The God of balance you shall be