Caros amigos,

Tenho um server (p4 ht com 1 GB de ram) e optei por colocar uma placa de
rede gigabit ethernet da realtek (razões de acessibilidade e preço).

A famosa RTL8169.

O Free até reconhece na boa, mas às vezes, no boot, o script initrandom
congela, e às vezes o próprio carregamento da placa congela, avisando
que a placa não pode ser inicializada por não poder receber pacotes
loopback (algo assim, ou quase).

O que eu não estou certo, é se o script initrandom congela devido a
placa, pois passei opr isso em outro servidor (para naquela mensagem:
entropy harversting ethernet), e este server não tinha esta placa de
rede, mas uma intel express 10/100.

Eu sei que esta placa não vale nada (não precisa puxar a orelha), mas o
interessante, que este mesmo servidor estava com linux instalado e a
placa funcionava que era uma beleza.

A solução imediata foi trocar a placa de rede (por uma de 100 Mbps) e
nunca mais a máquina deu problema.

Perguntas:

1) Alguém tem relato de sucesso com o uso desta famigerada placa (estou
usando FreeBSD 6.1-Release)

2) Qual placa gigabit ethernet, acessível (no sentido de fácil de
encontrar e não de baixo preço)  no mercado nacional, vocês recomendam
(que obviamente o Free suporte)?

3) E porque esse bendito do /etc/rc.d/initramdom congela, às vezes, no
boot de algumas máquinas?

    Observei isto, depois de ativar estes itens no kernel:

     options    SMP
     device    apic
     options    MPTABLE_FORCE_HTT
     options    IPI_PREEMPTION

--
Cordialmente,

Rodolfo Zappa

Archive TSP - Total Solution Provider
Nosso negócio é garantir que a sua rede de informações não pare!

(21) 2567-1842
[EMAIL PROTECTED]
http://www.archive.com.br