On 11/29/06, Welkson Renny de Medeiros <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Senhores,
>
> Sei que existe muita documentação sobre atualização do FreeBSD por aí... uns
> usam csup, outros cvsup, outros portupgrade... gostaria de saber qual vocês
> indicam, e como vocês fazem suas atualizações, se manualmente ou tem
> alguma coisa na crontab... qual diferença entre esses comandos... etc

Essas dúvidas conceituais você tira no Handbook:

Capítulo 4. Instalando aplicativos: Pacotes e Ports
http://doc.fug.com.br/doc/pt_BR.ISO8859-1/books/handbook/ports.html

Capítulo 21. A Versão Mais Recente
http://doc.fug.com.br/doc/pt_BR.ISO8859-1/books/handbook/cutting-edge.html

Basicamente, é preciso manter o sistema operacional e também as
aplicações de terceiros atualizados.

Para cada caso há ferramentas adequadas e diferentes estratégias (de
atualização) podem ser adotadas.

Para manter o sistema operacional, siga o handbook e você vai estar
bem. Pessoalmente uso o cvsup-without-gui há anos para sincronizar o
código fonte e atualizar o kernel e a "userland", que são as partes do
sistema operacional que não incluem o kernel.

Para manter as aplicações instaladas, há algumas opções e cada uma tem
sua torcida. Use o bom-senso e aprenda a tirar o melhor proveito de
cada alternativa. Com o tempo você pode dominar todas elas.
Pessoalmente, as ferramentas que prefiro usar pra manter os sistemas
são: portsnap e o pacote portupgrade. De vez em quando é necessário
usar as ferramentas nativas do ports ou mesmo instalar pacotes, a
opção mais rápida (porém menos flexível) em certos casos.

> Eu "às vezes" atualizo pelo cvsup, mas só quando lembro, não tem
> nada automatizado.

No mínimo assine a lista de alertas de segurança do FreeBSD e siga as
instruções delas.

> Existe algum script que rode o portaudit, e caso ache algum
> port vulnerável instalado envie um email para o admin?

Ao instalar o portaudit é exatamente isto que a ferramenta faz: enviar
emails para o admin alertando sobre problemas nas aplicações
instaladas.

> Resumindo, gostaria de saber como vocês tratam essa
> questão de atualização do sistema.

Já fiz atualizações com muita freqüência, mas atualmente por falta de
tempo e outras prioridades, só faço o que for importante. Procuro
manter os sistemas com a linha STABLE ou RELEASE, e aplico as
correções no sistema operacional (kernel/userland), que forem
indicadas nos alertas de segurança.

As aplicações atualizo mediante avisos do portaudit, que roda
automaticamente todos os dias, ou por conta de alguma nova versão ou
"feature".

Os ports são atualizados diariamente quando não estão "congelados"
para o lançamento de nova versão do sistema operacional (RELEASE) e,
dependendo da quantidade de aplicações que instalar, você pode fazer
atualizações diariamente se quiser (e tiver paciência), mas não
recomendo.

Esta abordagem me permite ter sistemas com uptime de 150, 260 dias até
mais de 1 ano. Claro que a infra também tem que ajudar: hardware de
boa qualidade, no-breaks e geradores são importantes.

Outros certamente terão diferentes necessidades e estratégas.

Alex