On Tue, Dec 05, 2006 at 02:18:35PM -0200, Evaldo Silva wrote:
> Ola grupo, boa tarde!
> Num servidor antigo, eu barrava (quase) tudo o que era porcaria -
> leia-se spam - na "unha" via um hash contendo dezenas de milhares de
> origens analisadas, para um servicinho baseado em sendmail, com 5800
> usuarios.
> Migrei!
> No sistema novo, postfix (sem sql) + amavis + sa + quota em disco. Beleza!
> Tudo operativo, porem nao barro mais nada na "unha". Deixo pro amavis
> chamar o sa e etc.... Altero cabecalho para alertar os usuarios, etc...
> Tudo beleza!
> [...]

Pode ser problema de DNS...

Veja o parâmetro "$sa_local_tests_only" no amavisd.conf. Veja também o
parâmetro "skip_rbl_checks" do spamassassin (ainda mais se você fizer as
checagens diretamente no postfix).

Para testar, primeiro sete "skip_rbl_checks 1" e veja se melhora. Se não
melhorar, sete o "$sa_local_tests_only = 1" também...

--
Ricardo Campos Passanezi