Em Thu, 07 Dec 2006 18:42:40 -0200
Giancarlo Rubio <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Nao sei como fazer o backup (pensei usar dump ou dd), pois o hd
> vai ser reparticionado e vai mudar o tamanho do disco, ou melhor
> diminuir.

eu uso o tar cfBp - / -X arquivo_texto_contendo_exclusões.txt |
(cd /mnt/outro_hd_formatado; tar xfBp -)

(tudo uma linha só)

O "arquivo_texto_contendo_exclusões.txt" tem os vários arquivos que não
interessa salvar como, por ex, *bak, ~ , /dev

O "outro_hd_formatado" funcionaria como um "espelho" para posterior
recuperação.

--

saudações,
irado furioso com tudo