Bom dia Giancarlo,

acredito que se vc deixasse o proxy nao transparente e quando a pessoa
fosse navegar sem proxy vc deixasse uma regra redirecionando pra um
httpd rodando com uma pagina explicativa sobre como configurar o proxy
na maquina e o povo vai se virando, pode ser uma alternativa.

forte abraço!

Thiago J. Ruiz
http://thiagoruiz.blogspot.com