Olha,
eu já matei muito a cabeça com o spamassassin, mas o que me ajudou acabar
com SPAM foi o uso do spamassassin integrado com uma solução chamada de ASK
- Active Spam Killer. O que acontece, quando um remetente envia uma mensagem,
antes dela cair na caixa do destinatário ele tem que confirmar se é ele mesmo
na primeira vez. Caso seja positivo a confirmação, o email é entregue e os
demais emails deste remetente para este destino serão aceitos diretos ( ai
entra o spamass...), caso seja negativo a mensagem é descartada e nem vai
pra caixa do destinatário...
Com isso Solucionei em 99,99% problemas com SPAM.

Hoje uso FreeBSD+QMAIL... numa máquina PIII de 1GHz com 1,5Ghz de memória...
Tá que é uma beleza.

Espero ter ajudado

Att.,
Bruno Lima