Caros

Seguinte, o pessoal daqui da cidade esta querendo criar tele-centros
de inclusao digital.
A primeira ideia seria em cima de Linux (quem empresas de FORA da
cidade iriao prestao o servico), porem, fui procurado por ser DE
DENTRO hehehe da cidade, e expliquei que tanto da pra fazer com linux,
quanto com FreeBSD (Que isso? perguntaram eles hehehe). Entao, fiquei
de montar o projeto pra eles.

Bem, qual a necessidade:
1 Servidor
10 estacoes, sendo que, as estacoes, serao sucatas reaproveitadas
(somente, monitor, teclado e mouse serao novos), portanto, as estacoes
deversao ser diskless.

A ideia eh simples: as estacoes bootam por pxe, etherboot, disquete,
etc..., conectam no servidor, montam as particoes NFS, etc.., carrega
o X e abre um ?DM (kdm,gdm,xdm,ldm) para conexao remota no servidor,
ou seja, no cliente soh ira rodar o kernel e o X acessao servidor X
remoto, a partir dai, os aplicativos deveram rodar no servidor,
portanto, nem mesmo a particao home necessitara ser exportada, pq, uma
vez que o aplicativo (por exemplo abiword) ira rodar no servidor, ele
jah tera acesso ao filesystem.

Bom, como marinheiro de primeira viagem, gostaria de todo o apoio que
a comunidade pudese dar, pq, nao sei, talvez sera o PRIMEIRO
tele-centro totalmente baseado em freebsd e software-livre, sem linux
(nao eh discriminando o linux, e mais para divulgar o freebsd mesmo).

PS.: Se alguem souber de algum iniciativa parecida jah em
funcionamento e puder passar o contato, ficarei grato.

--
Atenciosmente

Mario Augusto Mania <m3BSD>