> Talvez tenha me expressado mal, as funcionalidades das quais eu me
> referia eram sobre quota de usuarios, aliases, redirecionamentos, etc,
> todas essas questoes que sao definidas no schema do qmail-ldap.

Você pode expandir à vontade o AD, adicionando ou removendo campos,
com qualquer ferramenta de edição de database LDAP, inclusiv com o
próprio adsedit.

O único porém é que, caso sua ferramenta remova algo que não deve(o
que as ferramentas embutidas no Windows não permitam), você perderá o
AD.

Outro detalhe é que caso suas ferramentas editem os campos que o
próprio Windows gerencia, vai ocorrer erro também, com inconsistência
de versão.

Normalmente você pode pegar o nome e senha dos campos do AD, como
somente leitura e criar campos distintos especificos no AD para as
finalidades que o qmail exige.

O gerenciamentode senha e login e grupos fica com o Windows.

Outra opção bacana é alterar os atributos no Active Directory Users
and Computers, de forma que os campos novos criados pelo qmail sejam
visiveis nas propriedades do usuário, como atributos extendidos.

Boa sorte