Fala Jonas,
    Acho que te conheço de algum lugar não ?! rs... Seguinte, tenta colocar
isso no seu " /etc/rc.conf "

    /usr/X11R6/bin/setxkbmap -rules xfree86 -model abnt2 -layout br

    Creio que a resposta anterior também sobre configurá-lo no " xorg.conf
", funcione, e se conseguir é até melhor do que " emporcalhar " o rc.conf.

Abraços
Dayel,