Aristeu Gil Alves Jr escreveu:

> Oi Luiz,
>
> Vc se associa na lista específica dos softwares, nas listas de bugs de
> software (bugtraq, full disclosure, etc) ou em alguma lista do
> FreeBSD? Estou me referindo agora aos sw portados.

Em lista dos softwares, apenas aos principais, como no meu caso, qmail,
dentre outros.

bugtraq eu já acompanhei mais, mas o tempo é complicado :)

Sempre que possível, entro em listas de segurança "genéricas" que ajudam
bastante. Quando sei de algo,
procuro atualizar ASAP.

O duro é quando sai algum furo de segurança, mas não esta atualizado no
ports. Esse é o pior dos mundos.

> Vcs seguem alguma padronização de workflow para atualização?

A minha idéia é chegar nesse nível, mas ainda faltam algumas etapas :)

Uma dica legal de se fazer, por exemplo, é ter uma máquina virtual
espelho da que você tem em produção.
Com isso você faz testes muito próximo do real e atualiza com mais
segurança.

Na prática eu uso um pouco de bom censo. Softwares que são "periféricos"
e que sei que não geram problemas
na atualização, faço sem problemas. Outros, procuro ver dependências e o
impacto.

Os principais, faço apenas com testes.

> Estou louco para ter acesso a este servidor. Na real, é apenas uma
> ferramenta para construir uma base, que é compartilhada via http, mas
> imagina, fica uma boa forma de atualizar uma grande base de
> servidores. Seria possivel não apenas se ater ao sistema base, como é
> a ideia original, mas à toda instalação, incluindo sw portados.
>
> Vc poderia fazer perfis de instalação, e usa-lo em um worflow para
> atualização: atualiza servidor de teste -> ok -> build para o freebsd
> server -> atualiza o restante das maquinas...
> Sem falar na possibilidade de customizar o kernel internamente.

Interessante. Vou procurar mais a respeito.

[]s,
Luiz Morte.