Jaderson,

A demora da autenticação foi resolvida com o UseDNS. blz!

Agora uma dica para suas aplicações acessarem mais rápido o banco interbase
é usar o arquivo hosts que fica no c:\windows\system32\drivers\etc (xp) ou
c:\windows\hosts (win9x).

Fica mais ou menos assim

192.168.0.1     meuservidorbsd

E na aplicação, na configuração de acesso ao banco, invés de usar o ip tu
usa esse novo apelido (meuservidorbsd);

A performance melhora MUITO... já tive cliente que o programa demorava mais
de um minuto para conectar a base.. e quando comecei a usar hosts resolveu o
problema...

Desculpa pelo off-topic... abraço a todos.

--
Welkson Renny de Medeiros
Focus Automação Comercial