Ari,

> Outro problema, monitorando o disco pelo gstat, reparei que ao rodar o
> IMAP (courier-imap) a utilização do disco vai a 100% (/var e /usr).
> Isso para qualquer usuário.
>
> Minha dúvida: no qmail, ele dividia o diretório dos domínios e dos
> usuários em vários sub-diretório (0, 1, 2, 3...) conforme o número de
> e-mails. No postfix é colocado tudo num único diretório. Isso pode
> testar atrapalhando?

A questão não é se o qmail ou postfix atrapalham mais ou menos,
o problema neste caso é que o particionamento do seu HD não deve
estar bem dimensionado.

A propósito, o postfix também pode entregar as mensagens em maildir,
como o qmail, mas de qualquer forma você precisará dimensionar o
HD corretamente: Se utilizar mailbox, crie uma partição /var/mail maior
e se utilizar maildir crie uma partição /home maior.

Uma solução paleativa no seu caso seria instalar um segundo servidor
somente para o IMAP, até que você possa reinstalar o servidor de
e-mails novamente com um HD maior e/ou melhor dimensionado.

[]s
Ronan