From: "Adilson - Yahoo" <[EMAIL PROTECTED]>
To: ""Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)""
<freebsd@fug.com.br>
Sent: Wednesday, March 28, 2007 7:16 PM
Subject: Re: [FUG-BR] freebsd + asterisk.

Juliano P. Matos - Linhares On line escreveu:
> Alguém já teve problemas de implantação do asterisk com protocolo SIP
> atrás
> de NAT??
>
> A pessoa que chamo atrás do NAT recebe a chamada, mas ambos não consegue
> ouvir o que o outro fala..
>

> Juliano P. Matos
> Analista de TI
> Linhares On line
> Tel: 55 (27) 2103-8100
> Cel: 55 (27) 9974-6734
> E-mail: [EMAIL PROTECTED]
> Messenger: [EMAIL PROTECTED]
> Skype: julianomatos

Não com Asterisk, que nunca utilizei, mas com SIP através de NAT. Um
VoIP básico mesmo, o Sipphone com um ATA HT-486. O mesmo problema, ou
parecido, mas no meu caso às vezes um escutava e o outro não. Eram dois
problemas: Codecs e portas no firewall. Codecs de baixa  compressão,
tipo PCMU e/ou PCMA são exigentes de conexão. Só funcionam bem, pelo
menos aqui, se a rede estiver perfeita. Resolvido o problema da rede,
tiveque fazer modificações nas portas udp do firewall. As conexões são a
partir da porta padrão, digamos 5004, mais um um retorno, também udp, do
padrão +2 e assim sucessivamente. Liberei as portas da padrão + 10.
Funcionou. Mas se a perda de pacodes na rede passar de 10 %, com os
codecs de baixa compressão, não consigo conexão. Com o codec iLBC as
falhas de conexão diminuem. A conexão é de 600 k via rádio.

joseao