Eu entendo que você pense isto, não disse que era errado.
Só disse que é esta preocupação que motivou a criação da GPL.

Por exemplo, eu tenho um projeto de gerenciamento de conteúdo, revisão e
tudo mais.
É um projeto comercial, pretendo sim vender ele quando estiver pronto.
Tem código em PHP, C, C++, Java... é um projeto meio grande hehe. Não dá
pra ser gratuito.

Bom, tem algumas bibliotecas para facilitar a programação que fiz, como
uma para manipulação de e-mails em PHP.
Com ela você faz um webmail fácil fácil, dá até para ler e escrever e-mail
em HTML com imagem embutida e tudo, como se fosse um Outlook da vida hehe.
Fiz porque as funções de IMAP do PHP são um saco e o código de uns
webmails que têm por aí eu achei ruim de ter que ler, entender e adaptar.
O código do Uebimiau então...

Bom, mas aí quando esta biblioteca estiver perto de uma versão final, vou
disponibilizar ela na internet sob licença BSD.

Assim, se alguém pegar ela e melhorar/piorar e quiser vender, que faça bom
proveito.
Vou colocar um botão do PayPal lá no meu site e se o cidadão quiser doar
alguma coisa, tudo bem.
Mas se não quiser também, tá tudo bem. Não dou bola não. Vou ganhar meu
dinheiro em outro campo.

Futuramente penso em fazer outros projetos, mais gráficos (jogos mais
especificamente).
Provavelmente usarei o SDL para que o projeto possa ser multi-plataforma
com maior facilidade.
Se o SDL fosse GPL, aí eu não usaria ele não, porque minha intenção é
vender o jogo (dependo disso pra viver).
Acho que é importante para o SDL ter uma licença parecida com a BSD,
porque assim incentiva desenvolvedores pequenos como eu a pensar em
disponibilizar os projetos tanto pra Windows quanto para Linux e os BSDs.
Se não fosse por isso, fatalmente o projeto seria apenas para Windows,
porque infelizmente é onde está a maioria dos usuários e seria muito
trabalhoso adaptá-lo para outras plataformas do zero.

Então, projetos BSD são importantes para que a as empresas comecem a
pensar em multi-plataforma.

No curto prazo parece que é sacanagem com quem fez o projeto em BSD mesmo,
mas só com licenças assim é que certas tecnologias foram abraçadas por
todo mundo. Acho o TCP/IP o mais importante exemplo disso.

E vc viu, usar um código pronto não é garantia de qualidade do produto
vendido. :D

Fazer o que? hehehe

Até.