>    3.  (Paulo Carvalho)
> Message: 3
> Date: Wed, 25 Apr 2007 09:05:44 -0300 (ART)
> From: Paulo Carvalho <[EMAIL PROTECTED]>
> Subject: [FUG-BR] funcionamento speey adsl uol
> To: freebsd@fug.com.br
>
> Olá amigos ainda estou quebrando a cabeça e não
> estou
> conseguindo acessar a internet via speedy (adsl)
> uol.
> Por gentileza como fazer, recebi o abaixo, mas como
> sou iniciante estou com dificuldade, poderiam ser
> mais
> [...]
instalar, já que tenho que copiá-los num cd para
instalá-los via pkg_add talpacote (será que está
certo?)
Instalei os seguintes e tentei de toma forma e nada:
(mpd 3.18; mpd 4-4;libpdel 0.5.3.2;) além de outro
teste com pppd, pppload, pptp e pptp cliente) será que
estão corretos?
PARA INSTALAÇÃO DE AMBOS SEGUI:
18.6.2. Usando o mpd
Você pode usar o mpd para se conectar a uma variedade
de serviços, em particular serviços PPTP. Você pode
achar o mpd na coleção de ports, net/mpd. Muitos
modems ADSL requerem a criação de um túnel PPTP entre
o modem e o computador. Um desses modems é o Alcatel
SpeedTouch Home.
Primeiro você precisar instalar o port e então você
pode configurar o mpd para os seus requerimentos e as
definições do provedor. O port põe um conjunto de
arquivos de configuração de exemplo, que são bem
documentados, em PREFIX/etc/mpd/. Note que PREFIX
significa o diretório em que seus ports são
instalados. O padrão é /usr/local. Um guia completo de
como configurar o mpd em HTML fica disponível assim
que o port for instalado. Ele é colocado em
PREFIX/share/mpd/. Aqui vai um exemplo de configuração
para se conectar a um serviço ADSL com o mpd. A
configuração esta espalhada por dois arquivos.
Primeiro o mpd.conf:
default:
    load adsl

adsl:
    new -i ng0 adsl adsl
    set bundle authname usuario (1)
    set bundle password senha (2)
    set bundle disable multilink

    set link no pap acfcomp protocomp
    set link disable chap
    set link accept chap
    set link keep-alive 30 10

    set ipcp no vjcomp
    set ipcp ranges 0.0.0.0/0 0.0.0.0/0

    set iface route default
    set iface disable on-demand
    set iface enable proxy-arp
    set iface idle 0

    open

(1)O usuário usado para se autenticar com seu
provedor.
(2)A senha usada para se autenticar com seu provedor.
O arquivo mpd.links contém informações sobre o link,
ou links, que você deseja estabelecer. Um exemplo para
acompanhar o exemplo acima é dado abaixo:
adsl:
    set link type pptp
    set pptp mode active
    set pptp enable originate incoming outcall
    set pptp self 10.0.0.1 (1)
    set pptp peer 10.0.0.138 (2)

(1)O endereço IP do computador que está rodando o mpd.
(2)O endereço IP do seu modem ADSL. Para o Alcatel
SpeedTouch Home o padrão é 10.0.0.138.
É possível iniciar a conexão simplesmente executando o
seguinte comando como root:
# mpd -b adsl

Você pode ver o status da conexão com o seguinte
comando:
% ifconfig ng0
ng0:
flags=88d1<UP,POINTOPOINT,RUNNING,NOARP,SIMPLEX,MULTICAST>
mtu 1500
     inet 216.136.204.117 --> 204.152.186.171 netmask
0xffffffff

Usar o mpd é a maneira recomendada de se conectar ao
serviço de ADSL com o FreeBSD.
18.6.3. Usando o pptpclient
É também possível usar o FreeBSD para se conectar a
outros serviços de ADSL usando o net/pptpclient.
Para usar o net/pptpclient para se conectar ao serviço
ADSL, instale o port ou pacote e edite o arquivo
/etc/ppp/ppp.conf. Você precisará estar como root para
realizar estas duas operações. Uma seção de exemplo do
ppp.conf é dada abaixo. Para maiores informações sobre
as opções do ppp.conf consulte a página manual,
ppp(8).
adsl:
 set log phase chat lcp ipcp ccp tun command
 set timeout 0
 enable dns
 set authname usuario (1)
 set authkey senha (2)
 set ifaddr 0 0
 add default HISADDR

(1)O usuario usado para se autenticar com seu
provedor.
(2)A senha usada para sua conta.
AtençãoComo você precisa entrar com a senha da sua
conta no ppp.conf em texto puro você deve ter certeza
de que nínguem conseguirá ler o conteúdo deste
arquivo. A seguinte série de comandos irá fazer com
que o arquivo seja apenas lido pelo root. Veja as
páginas manuais do chmod(1) e chown(8) para mais
informações.
# chown root:wheel /etc/ppp/ppp.conf
# chmod 600 /etc/ppp/ppp.conf

Isso irá abrir um túnel para uma sessão PPP com seu
roteador DSL. Modems ADSL com interfaces Ethernet
possuem um endereço de IP local ao qual você pode se
conectar. No caso do Alcatel SpeedTouch Home este
endereço é o 10.0.0.138. A documentação do seu
roteador deve lhe dizer qual endereço o dispositivo
utiliza. Abra um túnel e inicie uma sessão PPP com o
seguinte comando:
# pptp endereço adsl

Dica: Você pode querer adicionar um "E" comercial
(``&'') ao final do comando anterior pois o pptp não
irá retornar o prompt se você não fizer isso.
Um túnel virtual tun será criado para a interação
entre o pptp e o ppp. Uma vez que o prompt tiver
retornado, ou que o processo pptp confirmou a conexão,
você pode examinar o túnel da seguinte forma:
% ifconfig tun0
tun0: flags=8051<UP,POINTOPOINT,RUNNING,MULTICAST> mtu
1500
    inet 216.136.204.21 --> 204.152.186.171 netmask
0xffffff00
    Opened by PID 918

Se não foi possível conectar, verifique a configuração
do roteador, que geralmente é acessível através de
telnet ou com um navegador. Se você ainda não puder se
conectar examine a saída do comando pptp e o conteúdo
do arquivo de log do ppp em /var/log/ppp.log para
encontrar algumas pistas.