Blz amigos, consegui solucionar meu problema ... vou postar o que eu
fiz, caso seja o problema de mais alguem, terão aqui alguma
experiencia que eu tive ...

*Baixe o diablo-jdk1.5 do site freebsd.org/java
*Baixei mais um arquivo no site do java, tzupdater que era necessario
*Movi tudi para o /usr/ports/distfile
*Depois dei um make install la na pasta do jdk15
*Após feito isso fiz um make install do apache-tomcat6
*Editei o arquivo chamado catalina.sh dentro do diretório /bin do apache-tomcat6
adicionando a seguinte linha ... JAVA_HOME=""/usr/local/diablo-jdk1.5.0"
*Depois executei o startup.sh presente na pasta bin do tomcat

depois foi só alegria =)

*no rc.conf ficou assim caso queiram startar automatico
tomcat60_enable="YES"
tomcat60_catalina_home="/usr/local/apache-tomcat6.0"
tomcat60_java_home="/usr/local/diablo-jdk1.5.0"

Obs: Não foi necessário instalar o linux_base e nem editar o /etc/profile

Obrigado por todos que postaram =)!