Acho que ficaria mais ou menos assim ó:

#!/bin/sh
printf "Entre com o ip desejado: \n"
read ip
printf "Entre com a interface: \n"
read interface
printf "Entre com a netmask: \n"
read netmask
echo "ifconfig_$interface inet $ip netmask $netmask" >> /etc/rc.conf
printf "Deseja adicionar o novo ip a interface de rede agora? \n"
read resposta
if [ $resposta == "sim" ]; then
ifconfig $interface $ip netmask $netmask
printf "Adicionado com sucesso o novo ip a interface $interface\n"
else
sleep 0;printf "Endereço de ip adicionado com sucesso ao rc.conf"\n"
exit 0

algo do genero, eu aconselho utilizar dialog.. esperto ter ajudado..