Usei mars_nwe no Linux.. um emulador de Novell.. os clientes acessavam
usando o Novell Client e funfava bem... no BSD realmente nunca testei...
atualmente estou usando somente samba.... na época usei mars porque os
clientes tinham novell e não queríamos ter que reconfigurar todos os
terminais para usar samba... alguns terminais ainda usavam somente DOS, e o
acesso a netware era mais tranquilo que smb...

Dei uma olhada no ports e vi que tem o mars por lá:
/usr/ports/net/mars_nwe

No linux precisava habilitar o suporte a IPX... eu habilitava no linuxconf,
no bsd não faço idéia...

Em máquinas com Win98 tinha umas frescuras com nomes de arquivos maiores que
8 caracteres... mas fazia um ajuste no system.ini e funcionava...

Sobre integração com LDAP realmente não sei dizer nada... nunca usei.

Abraço,

--
Welkson Renny de Medeiros
Focus Automação Comercial