On Thu, 2007-05-24 at 08:23 -0300, Jonatas M. Victor wrote:
> Srs,
>
>   Sobres os comentários sobre a melhor mídia para armazenar os backups
> depende da situação realmente. Mas sobre a organização deles ? Por
> exemplo se o backup é feito em fitas como armazenar isso de forma
> segura, organizada e de fácil acesso em uma busca? Minha dúvida é assim,
> imagem um armário com N tubos de 100 DVDs de no mínimo uns 3 anos de
> backups diversos. Como localizar em qual tubo ou dvd está o backup
> procurado? Pensei em fazer um  pequeno programinha para catalogar e
> [...]

Backup ou Arquivo ?? muita gente confunde ...

por definicao, backup é uma cópia de seguranca dos dados que estão
"on-line"

Backups se organizam meramente por data; etiquetas/"post-its" e/ou
canetas "para CDs" podem resolver o seu problema.

Arquivo (e arquivo-morto) são dados importantes que, por diversos
motivos, não precisam/devem permanecer "on-line" mas devem ser
acessíveis/disponíveis em caso de necessidade.

Já é outra história...

É como organizar uma biblioteca: voce pode organizar por assunto, autor,
titulo, data em que leu o livro, data da publicacão, tamanho da
encadernacão, etc., etc., etc...

Somente voce pode definir suas necessidades...

No entanto, em todos os casos, a *absoluta disciplina* na geracao,
organizacao e manutencão das mídias é fundamental.

Citei "manutencao das mídias" por ser um item importantíssimo e
normalmente esquecido... CDs, DVDs, HDs, DATs, DLTs, etc.. tem "prazos
de validade", condicoes de armazenamento, etc...

Uma boa mídia tem, em suas especificacoes, o tempo e condicões em que os
dados são garantidos.... quardar uma midia por um prazo superior ao
garantido ou em condicões inadequadas é, no mínimo, imprudente...

[]s

Antonio Torres