On Tue, 12 Jun 2007 09:22:29 -0300
Jean Milanez Melo <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> So para se ter uma ideia no Brasil foi o lugar com o maior numero de
> inscricoes no mundo, porem na hora do "vamos fazer" o pessoal sumiu e
> isso deixa uma imagem muito ruim para o pais.
>
> Entao talvez a sugestao do Renato seja realmente uma boa, pois nao eh
> a primeira vez que isso acontece, lembro-me de um fato recente no
> BSDDay realizado em SP que estimavamos em torno de 800 pessoa e no dia
> compareceram em torno de 400 se nao me engano, agora me pergunte por
> que? porque era de "graca" bastava levar um kg de alimento para que
> [...]

Nos eventos que eu participei de alguma forma na organização, a
expectativa de comparecimento foi sempre de 50%, tanto nos gratuitos
como nos carissimos.

Contudo, nos caros/carissimos cada interessado era contactado (como no
Beta), mas a inscrição só era confirmada com o pagamento.  Assim, a vaga
ficava "aberta", isto é, alguém com maior interesse só precisava pagar
antes do que estava pensando na vida ainda.  Nesses o comparecimento
foi muito maior (mais de 90%).

A _minha_ impressão sobre o não comparecimento nos eventos
gratuitos/baratos é que o pessoal se inscreve sem pensar muito.  Vê o
folder/site do evento, acha legal e já faz a inscrição.  2 dias antes
lembra que tem outro compromisso, ou nem lembra do evento no dia em que
acontece.  Também não lembra de comunicar a organização do evento, e
isso sim é um grande problema, pois além de inutilizar a vaga, acaba
comprometendo a qualidade do evento.

O que já não acontece em eventos caros, onde, muitas vezes, apenas
parte do valor é re-embolsável.  O interessado de verdade pensa melhor
e se organiza para não faltar.

Quanto a sugestão da lista negra, sei que ela é usada em vários
eventos, mas para os palestrantes, como forma de garantir a qualidade
das próximas edições.  Acredito que ela seja "informal" ou ninguém
afirme que ela realmente exista, mas já vi uns quantos candidatos a
palestrantes sendo recusados por terem deixado a organização de outros
eventos na mão.

--
Ricardo Nabinger Sanchez                   [EMAIL PROTECTED]