From: Alexandre Oliva <[EMAIL PROTECTED]>
Date: 19/09/2007 17:45
Subject: Re: [PSL-Brasil] Fwd: [FUG-BR] Driver Linux viola a licenca BSD
To: Pablo Sánchez <[EMAIL PROTECTED]>
Cc: Projeto Software Livre BRASIL
<[EMAIL PROTECTED]>, Projeto Software Livre Distrito
Federal <[EMAIL PROTECTED]>

On Sep 14, 2007, "Pablo Sánchez" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> O autor original está correto: ele licenciou seu código sob a licença
> BSD, que dá o direito a que eu não precise redistribuir o código caso
> faça uma alteração, mas não dá direito a relicenciar o código sob
> outra licença, se eu quiser redistribuí-lo.

Essa última parte não é estritamente verdadeira.

Ela dá sim o direito de relicenciar o código sob outra licença, mas
não dá o direito de remover as permissões sobre o código original
concedidas pelo autor original.

Isto é, eu posso modificar o código, posso licenciar minhas
contribuições assim como o resultado da combinação delas com o
original em qualquer licença compatível, mas não posso tirar os
créditos nem a licença que concede as permissões sobre o código ainda
presente do autor que escolheu a licença original.

Ou seja, o problema não é combinar código sob a licença BSD modificada
(aquela sem a cláusula de uso em propagandas, que tornava a licença
BSD original incompatível com a GNU GPL) com código sob a GNU GPL, o
problema foi remover os termos de licenciamento originais e até os
créditos.  Essas remoções, no meu entender, constituem violação de
direito autoral (mas não sou advogado).  A distribuição do código
BSD-mod sem remover os termos de licenciamento originais e sem remover
os créditos num pacote GPLv2 não representa problema algum.