Bom dia,

sou iniciante no FreeBSD, e gostaria de fazer filtragem na camada 7. Ex.: dar uma certa banda para emails, bloquear msn para alguns ips, fazer gráficos por protocolo, etc. No linux eu uso o iptables + filter-l7, mas no freeBSD eu não achei nada parecido.

Eu sei que é possível fazer isso na camada 3, usando portas e ips que estes programas usam, mas acho isso muito "gambiarrado" e frágil. Afinal, se eu faço shaping em uma porta, o usuário pode usar outra.

Perguntando ao Google, ele me mostrou uma mensagem antiga dos desenvolvedores do ipfw dizendo que não implementariam layer 7 pois seria algo baseado em expressões regulares, o que, além de ser lento, poderia dar falsos-positivos ou falsos-negativos.

Porém, eu já trabalhei com o filter-l7 do linux e sei que funciona muito bem. Além disso, dado o poder atual dos processadores, esta métdo não interfere na velocidade de transmissão.

Entre as hipóteses que pesquisei:
* netgraph: achei muito complexo, praticamente precisa ter que programá-lo.
* ipfw + divert: não dá, o ipfw pega só o cabeçalho do protocolo, assim, não tem o que eu filtrar.
* snort_inline: usa o mecanismo acima, e portanto em nível L2/L3;
* hackear o ipfw: complexo, mas parece mais simples que usar o netgraph;
* ipfw + pipes: é possível usar pipes para enviar tráfego para meu programa ? o ipfw envia os dados para o pipe ou só o cabeçalho ?

Enfim, alguém já teve uma experiência deste tipo, ou tem alguma idéia ?

Sds,
Daniel Loureiro.
begin:vcard
fn:Daniel Loureiro
n:Loureiro;Daniel
org:Terminal Maritimo Luiz Fogliatto S/A;Setor de TI
email;internet:[EMAIL PROTECTED]
tel;work:(53) 32341500 Ramal 166
version:2.1
end:vcard