Opa !

Marcos, o Centreon é um frontend do Nagios que otimiza
muita coisa do Nagios, gera gráficos e cria historicos
bem faceis de se consultar.

Na parte da configuração da um show danado, coisas do
tipo que você precise alterar em massa, como mudar uma
comunidade snmp para varios hosts de uma vez, no
Centreon voce faz isso com poucos cliques.

Falando em SNMP, ele trabalha muito bem com esse
protocolo, inclusive tirei o meu cacti e to usando a
consulta de consumo de links através dele, com direito
a notificação de email quando alguém abusa do link ;)

e ainda no SNMP, é possivel gerenciar inventario das
maquinas utilizando o SNMP, ele tem uma parte só pra
gerenciar isso.

Bem intuitivo e com muitas opções de configuração.

Hoje o Centreon se encontra na versão 1.4.1 e pelo
menos comigo ta se mostrando bem estavél.

Eu estou monitorando com ele mais de 300 hosts e mais
de 600 serviços e o bichinho ainda tá rodando dentro
de uma Jail de forma bem satisfátoria.

Eu fiz um tutorial de instalação dele no FreeBSD 6.2,
o mesmo pode ser lido nesse endereço:
http://wiki.luizgustavo.pro.br/doku.php?id=artigos_freebsd:centreon

Espero ter ajudado.

Abraços

--- Marcos Kurten Michels <[EMAIL PROTECTED]>

http://wiki.luizgustavo.pro.br/doku.php?id=blog:traducao_do_centreon

> Luiz Gustavo - BSD/Linux User
> <=======\
> <=======|=== www.luizgustavo.pro.br ===
> <=======/
> ICQ: 2890831 / MSN: [EMAIL PROTECTED]
>

>       Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem
> limite de espaço para
> armazenamento!
> http://br.mail.yahoo.com/
> Release Date: 15/10/2007