O pf do freebsd funciona de forma diferente do pf do open...

Mas será que não é um número excessivo de conexões passando por ele?  Veja
com:  pfctl -ss | cat -n  e verifique se não tem muitas conexões em aberto.
Talvez tenha que limitar o tempo de vida das conexões.

É só um chute...

Att.
Márcio A. Sepp