On 10/22/07, Renata Dias <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Tenho o mesmo problema descrito abaixo, mas no meu caso ja rodei o
> tcpdump -nei rl0 e acompanhei o que é exibido p/ mim na tela só que não
> aparece nenhum pacote com length > que 1514. Já no messages está
> acusando direto que pacotes foram descartados por ter tamanho > que 1514.
[...]

O quadro ethernet não chega ao tcpdump. Ele é descartado pelo driver
da placa. A mensagem é emitida pela função ether_input do driver, em

     /usr/src/sys/net/if_ethersubr.c

A causa real do problema, entretanto, é que o driver da RealTek
8129/8139 impõe um limite fixo de 1500 bytes para o MTU da placa.
Some-se a isto 12 bytes para os dois endereços ethernet, 2 bytes para
o tipo de quadro e 4 bytes para o CRC e temos o limite de 1518 bytes
por quadro, no total. Isto, ao que parece, deve-se a uma limitação do
hardware das 8129/8139. Como diz o Bill Paul,

     The RealTek 8139 PCI NIC redefines the meaning of 'low end.'

Mais comentários em

     /usr/src/sys/pci/if_rl.c

--
Carlos A. M. dos Santos