Bom dia lista,

estou com uns problemas aqui para saber se o SPF está realmente
funcionando em meu postfix.
O Postfix está funcionando perfeitamente, mensagens são enviadas e entregues.
Eu habilitei o SPF de acordo com a documentação.
Mas tem varias mensagens aparecendo no meu "maillog" vindas do SPF:

Oct 24 10:36:38 socrates postfix/spawn[79406]: warning:
/usr/local/sbin/postfix-policyd-spf: process id 79407: command time
limit exceeded

E nenhuma identificação que o SPF está funcionando.

Alguém sabe a causa de mensagens como a acima, e se existe algum meio
de identificar se o SPF está realmente funcionando?
O google coloca identificação nos headers:

Received-SPF: pass (google.com: domain of [EMAIL PROTECTED]
designates 200.189.174.168 as permitted sender)
client-ip=200.189.174.168;
[EMAIL PROTECTED] designates 200.189.174.168 as permitted
sender) [EMAIL PROTECTED]

Isso é padrão, ou requer alguma configuração, ou é exclusividade do google?

Agradeço qualquer ajuda.

--
Rafael Henrique da Silva Faria
# Grupo Cena Digital