Em 20/12/07, Marcio Antunes<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> Galera,
>
> Estou com um projeto pronto de implementação de VPN usando o OpenVPN
> para uma empresa que tem 25 filiais em quase todos os estados, ja
> implementei um projeto piloto e funcionou no teste. O ambiente é
> site-to-site e irei usar o FreeBSD em todas as pontas, porem existe
> servidores Windows 2000/2003 e estações.
>
> Gostaria de saber a opinião de vcs sobre esta implementação.
>
> a) Quais as desvantagems desta implementação e as possiveis falhas de
> segurança. ja que é usado chaves e não autenticação via usuario/senha.

Vantagens sao muitas e acredito que vc já saiba. A desvantagem de usar
chaves é  que se alguem conseguir sua chave estará dentro da sua rede
de forma escancarada. Quer autenticação? Use esse plugin
http://freshmeat.net/projects/openvpn-auth-passwd/

> b) Existe outra opção que tenha maior segurança ? e que se possivel
> implementar usando até o NAT, o que não é o caso de PPTP que não pode
> ser usado.

Limitar o que cada máquina poderá fazer seria algo legal, mais a
proteção da tua chave já é o suficiente para garantir uma alta
segurança, apesar de vc estar rodando servidores windows que por sua
vez não são seguros.

Uma outra dica é ficar de olhos nos logs da vpn. (As vezes a paranoia
é valida :)

> Obrigado.
>
> --
> Marcio Gomes