2008/1/31 Jose Augusto <[EMAIL PROTECTED]>:

> Pessoal,
>  Outro problema, não estou conseguindo setar as variáveis do java:
>
> JAVA_HOME=/usr/local/diablo-jdk1.5.0
> export JAVA_HOME
>
> quando eu dou
> # $JAVA_HOME
> /usr/local/diablo-jdk1.5.0: Permission denied.
>
> Alguém sabe o que tá acontecendo?

Sei. Tu estás tentando executar o diretório como se fosse um programa.
Precisas aprender como mostrar o conteúdo de uma variável de ambiente.
Supondo que o teu shell seja sh/ksh/bash, os comandos seriam

     JAVA_HOME=/usr/local/diablo-jdk1.5.0
     export JAVA_HOME
     echo $JAVA_HOME

Se o teu shell for o csh/tcsh

     setenv JAVA_HOME /usr/local/diablo-jdk1.5.0
     echo $JAVA_HOME

> Quando eu dou o comando "export":
>
> bsbreplication01# export JAVA_HOME
> export: Command not found.

Teu shell é o csh/tcsh.

Leituras recomendadas:

     man csh
     man sh

Procura no google por "unix tutorial csh" e "unix tutorial sh". Há
centenas deles.

--
Carlos A. M. dos Santos