Até aonde me serve a memória, foi padronização de cabo de rede ser azul,
cabo de telefonia cinza, etc.

Os cabos de cores diferentes servem para cada empresa identificar os pontos
interamente, ex, cabo amarelo - uplink, vermelho - conversor de fibra e por
aí vai, mas não tem padronização. Seu cabo amarelo pode ser para patch Cord,
o meu pode ser para portas de servidor..
Mas a regra indica que se alguém "cavucar" um buraco e achar lá um cabo
azul, ele está trafegando dados, cinza - telefonia, preto - eletricidade e
por aí vai.. :)