On Mon, May 12, 2008 at 9:39 PM,  <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Pessoal,
>
>  Necessito executar alguns aplicativos específicos do Windows: autocad,
>  entre outros. Entretanto, gostaria de continuar a usar o FreeBSD também
>  sem ter que ficar reiniciando de um sistema para outro. Eu já utilizei o
>  VMWare há algum tempo, mas a nomenclatura desse software mudou bastante (o
>  que é free e o que é pago/). Gostaria de uma sugestão sobre o que eu
>  deveria fazer. Rodar o FreeBSD no VMWare em um host windows ou rodar o
>  Windows em um host FreeBSD/

Uma opção seria usar o QEMU ao invés do VMWare, mas o desempenho de
aplicações gráficas 3D rodando no QEMU é ruim porque ele emula um
hardware de video muito pobre.

Outra opção seria tentar rodar esses programas para windows no Wine, o
que dispensaria o uso de uma máquina virtual. Eu tentei isto há muito
tempo (FreeBSD 5.x) e o resultado foi ruim. Pelo que vi na lista de
discussão dos ports as coisas melhoraram muito desde então e a
combinação FreeBSD 7.0 + Wine agora funciona bem melhor.

--
Carlos A. M. dos Santos