De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome
de Eduardo Frazão
Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
Assunto: Re: [FUG-BR] Postgresql

Você pode alterar o diretório padrão dos dados do sistema, migrando o data
para qualquer diretorio, e colocando o caminho dele no postgresql.conf

De qualquer forma, para cada base, vc pode criar um tablespace, e desviar
dados, indices, etcs, para este diretorio de dados. Existem várias razões
para se usar tablespaces!

Inicialmente, não é necessário fazer qualquer alteração de sistema para
rodar postgres no freebsd, a não ser em caso de extremo tunning, ou
peculiaridades!

Para se otimizar o postgres instalado via ports, vc pode setar sua cflags no
make.conf, tais como:

CPUTYPE=athlon64 ou nocona

as Cflags triviais, ou até mesmo compilar ele, marcando a otimização no
PORT, que vai setar um -O3 -funroll-loops

Quaquer coisa adicional, pode ser setada no make.conf

Não conheço uma boa lista em portugues, mas vc pode acessar o canal
#PostgreSQL da freenode.net... é muito bom!

Qualquer dúvida, pode me escrever tb!

Abraços!