Upnp pode ser ativado em estações windows XP/vista, softwares instalados
nelas também podem tentar "autoconfigurar"  a rede(por ex e-mule) para fazer
o forward de portas.

Talvez seja este o caso também.

Não creio que isto irá prejudicar sua rede, só certifique que nenhum gateway
tenha upnp ativo, pois ter portas redirecionadas automaticamente pode ser
bacana na rede doméstica, mas na empresa soa mesmo esquisito isto :)

Abraços