Cara, isto tem via sysctl:

kern.openfiles             -> arquivos abertos
kern.maxfiles              -> maximo de arquivos abertos
kern.maxfilesperproc   -> maximo por processo

altere os parametros maxfiles ou maxfilesperproc via /etc/sysctl.conf, é o
geito mais simples. precisa reiniciar a maquina.

Daniel Bristot de Oliveira