Eu ja fiz esse tipo de copia varias vezes..

Boote o novo disco com o Cd de install do freebsd..
Faça o particionamento como vc achar melhor.. Instale o boot loader.

Reinicie a maquina no sistema que vai ser clonado, ou usando algum outro
sistema

Instale o RSYNC.

monte as novas particoes que receberao o novo sistema por exemplo dentro de
/mnt/new
depois, crie um arquivo dessa forma:

echo "/mnt/new" /tmp/excludes

e entao, copie todo o novo sistema dessa forma:

rsync -a --flags --exclude-from=/tmp/excludes / /mnt/new

ele vai copiar todo o / por exemplo, para o /mnt/new, com todas as
permissoes, e flags se houver.

caso vc tenha usado um sistema auxiliar para fazer a copia, monte o sistema
que sera copiado por exemplo em /mnt/old e faça a copia assim:

rsync -a --flags /mnt/old /mnt/new

isso vai fazer a copia... caso algo tenha mudado nas particoes, corriga no
/mnt/new/etc/fstab, para apontar corretamente as particoes, e pode bootar o
disco antigo!

Abraços!