Caros, era um problema simples de resolver
apesar do modem ser detectado na porta ucom0
no arquivo de configuração do ppp.conf ainda tem
que colocar
set device /dev/cuaU0

aí tudo funciona direitinho.
Agora o problema do detach da placa continua!! Alguem sabe oque pode ser
feito?

Grande abraço,
Viniícius