Muito obrigado, agora avancei mais um passo.

Agora parei no cacti com o seguinte erro

*Warning*: mysql_pconnect()
[function.mysql-pconnect<http://192.168.0.200/cacti/function.mysql-pconnect>]:
Access denied for user 'cactiuser'@'localhost' (using password: YES) in *
/usr/local/share/cacti/lib/adodb/drivers/adodb-mysql.inc.php* on line *355*

segui os passos da página:
http://www.cacti.net/downloads/docs/html/unix_configure_cacti.html

porém a todo momento surge este erro. na própria lista encontrei esta
referência:
http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2006-06/msg00651.html

alterei para root e me logo no mysql sem problemas mas quando edito o
conf.php as alterações parecem não surtirem efeito e sempre aparece
'cactiuser'@'localhost'  nunca 'root'@'localhost' por exemplo.

Agradeço a ajude e pesso desculpas por perguntas tão iniciantes....

Atenciosamente, Eduardo