2009/1/15  <mariognu-free...@yahoo.com.br>:
> Olá pessoal.
>
> Sou novo do FreeBSD mas não muito no *NIX.
>
> Estou configurando o Free para meu desktop e para poder mudar a
> resolução do console eu precisei recompilar o kernel. Aproveitei
> a oportunidade para custumizar o que sabia.
>
> Copiei o arquivo GENERIC de /usr/src/sys/i386/conf para um
> chamado VESAKERN e nas primeiras linhas que tratavam da
> arquitetura, comentei-as deixando como abaixo:
>
> #cpu            I486_CPU
> #cpu            I586_CPU
> cpu             I686_CPU
> ident           GENERIC

> [...]

Mário,

Os devices que vc comenta ou descomenta no arquivo do kernel
são colocados ou não built-in dentro do kernel, os módulos por
padrão são criados todos, caso queira carregar depois.

Se você tentar carregar um módulo que já está compilado built-in
ele não vai deixar.

Existem opções que podem ser passadas na hora de compilar
para excluir módulos que você não queira, existe uma boa
descrição sobre eles em /usr/share/examples/etc/make.conf

--
Renato Botelho