Trober escreveu: > Bom dia! > > Complementando a experiência, também tive sucesso na migração de imagem do > VMWare para "computador físico", porém usando UDPCast[1]. > > Estou com planos de implementar no meu "FreeBSD PenDrive" o port[2] do > UDPCast, para não precisar carregar junto o CD (4mb). > > [1]http://udpcast.linux.lu/ > [2]http://www.freebsd.org/cgi/url.cgi?ports/mbone/udpcast/pkg-descr > > Saudações, > > Trober > - > - > - > - > - > > > > ----- Mensagem Original ----- > De: mantunes <[email protected]> > Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD FUG-BR <[email protected]> > Data: Sexta, 06 De MarçO De 2009 10:23 > Assunto: Re: [FUG-BR] converter maquinafreebsd em maquina virtual > >> Ja fiz uma experiência assim porem usando o Vmware. >> >> Usei o Acronis Image server.. fiz a gravação da imagem.. depois >> na maquina virtual fiz sua restauração.. e deu certo.. pelo >> menos para o FreeBSD. >> >> Não sei usando o norton ghost iria funcionar.. o interessante é >> que o Acronis Funciona com o Vmware.. >> >> >> >> >> 2009/3/6 Wanderson Tinti <[email protected]>: >>> 2009/3/4 diogo <[email protected]>: >>>> >>>> >>>> >>>>> prezados amigos eu tenho um freebsd todo configuradinho, queria >>>>> transformar ele numa maquina virtual xen . >>>>> >>>>> >>>>> alguem poderia me dar uma luz se é possivel fazer isso >>>>> >>>>> já vi que é possivel converter em maquina vmware >>>>> >>>>> mas quero em servidor rodando xen >>>>> >>>>> att diogo
Diogo, sem por a mão na massa não da. Sem chance, sem solução milagrosa. Simplesmente porque XEN é outra arquitetura. Primeiro voce vai ter que ter um ambiente de preparação, uma outra maquina, e sincronizar seus sources com: http://svn.freebsd.org/base/projects/releng_7_xen/ Depois precisa compilar seu kernel com as seguintes entradas: machine i386-xen options XEN options XEN_PHYSDEV_ACCESS options XEN_PRIVILEGED_GUEST options MCLSHIFT=12 options MSIZE=256 options DIAGNOSTIC options MAXMEM=(256*1024) device if_bridge # Bridging options XEN_NETDEV_BACKEND #options XEN_BLKDEV_BACKEND options XEN_PCIDEV_FRONTEND Mantenha a rede "em" no resto do kernel. Depois de compilar seu kernel de um make installkernel DESTDIR=/algum/lugar e nesse lugar copie o kernel colocando-o em algum lugar no servidor Host (que roda Xen dom0), depois crie um arquivo de configuracao, exemplo em /etc/xen/freebsd71XEN.conf: kernel = "/xenkern/kernel-freebsd-que-eu-fiz" memory = 256 name = "freebsd" vif = [ '' ] disk = [ 'file:/xenfs/rootfs-freebsd71,hda1,w' ] on_crash = 'preserve' extra = "boot_verbose" extra += ",boot_single" extra += ",kern.hz=100" extra += ",vfs.root.mountfrom=ufs:/dev/xbd769a" Voce vai precisar de um dump de algum FS raiz do FreeBSD. Nesse caso basta entao voce fazer um: # dump 0af - / > rootfs-freebsd71 E copie esse rootfs-freebsd71 pra algum lugar na maquina dom0. No meu exemplo acima do arquivo de conf está em /xenfs/rootfs-freebsd71 Ai crie a MV normalmente (xm create <conf file> -c, o resto vc deve saber ja que ja pretende virtualizar). So entao depois disso tudo vc tera o FreeBSD como domU. Desse momento em diante terá que fazer `dump|restore` dos seus sistemas de arquivos da maquina atual, para a nova virtual. Ou seja com XEN não vai ter nenhuma abordagem fácil como as citadas aqui. Ja se for com VMWare VI 3, ele praticamente copia sozinho pra voce. Mas a solução é comercial e caríssima. A diferença é que com XEN o GuestOS (dumU) tem que estar preparado, não é simplesmente uma instalação normal. Muito boa sorte ;) -- Patrick Tracanelli FreeBSD Brasil LTDA. Tel.: (31) 3516-0800 [email protected] http://www.freebsdbrasil.com.br "Long live Hanin Elias, Kim Deal!" ------------------------- Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/ Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

