2009/5/21 max _tor <maxthe...@gmail.com>

> Vou citar um problema tipico de depois ips na mesma interface,
> o nat na interface ora sai por um ip, ora sai por outro.

Sai pq vc manda ele sair assim. Tanto o pf quanto o ipfw permitem que
vc especifique por qual interface vc quer que saia.

Ex: pf (tl0 interface de saida)

nat on tl0 from dc0:network to any -> tl0

Se vc quiser fazer usando um alias ou ip

nat on tl0 from dc0:network to any -> 200.200.200.200
ou
nat on tl0 from dc0:network to any -> 200.200.200.201

> Realmente e incomum usar carp para poder ter um segundo ip, mesmo sem ter
> um ambiente de HA, alguns chamam isso ate de preguica, mas quem usa pfsense
> como firewall/router e precisa de um segundo ip na interface da mesma classe
> que a mesma,
> o modo mais facil seria carp.

Nao conheco pfsense mais duvido que nao tenha a opcao alias para uma
interface. Em todo caso eu colocaria na mão os ip do alias, usar carp
não é a solução!!!

--
Giancarlo Rubio