Eu já fiz colocando o /usr/ports via nfs...
mas tem que  se acostumar a dar um make clean install
senão dá zica...
De resto funciona 100%.

Obs: tem que usar o nfslock tbm...
senaum alguns ports (acho que o ucspi ou djbdns não lembro, dentre
outros) não compilam. pois não consegue obter locks nos arquivos.