Irado,

Tem varias vantagens, mas acho que pra cada empresa pode ter uma
vantagem diferente...

Na minha opinião pessoal, as maiores vantagens são em relação a
otimização da capacidade de processamento dos seus servidores...

Hoje em dia espaço fisico em datacenters é um problema (escasso e
caro), a necessidade de refrigeração pesada muitas vezes se torna um
problema para ocupação plena do espaço fisico, o consumo de energia
eletrica quando se tem um parque de milhares de servidores também é
algo que incomoda...

Cansei de ver empresas nas quais a maior parte dos servidores vivem
ociosos e que devido a natureza das aplicações que hospedam (algumas
maquinas tem ociosidade de processador, outras de memoria, outras de
acesso a disco, etc) não podem receber outras "funções" para otimizar
seu uso, melhorando o retorno sobre o investimento feito.

Isso acontece porque muitas vezes as aplicações são incompativeis
entre si em termos de politica de segurança, dependencias de
bibliotecas, regras de acesso, etc.

Todos estes problemas são sanados num ambiente virtualizado, no qual
vc passa a trabalhar com maquinas extremamente densas (ocupam menos
espaço, tem menor dissipação termica e consomem menos energia), e
particiona o poder de processamento destes servidores em maquinas
menores e completamente independentes uma das outras, possibilitando
consolidar seus servidores fisicos em uma unica maquina. Melhor ainda
se vc consolidar num mesmo hardware servidores virtuais com atividades
complementares em termos de Processamento, Memória, IO, etc.

A questão do ponto unico de falha pode ser contornado com a
implantação de clusters... As soluções atuais de virtualização possuem
funcionalidades de "live motion", onde vc mantem os discos virtuais em
uma SAN, e em caso de falha da maquina hospedeira, a maquina virtual
sobe "automagicamente" em outro hospedeiro... Eu digo automagicamente
pois se vc estiver com um ssh aberto na maquina a conexão não chega
nem a cair rs.

Enfim... virtualização é um papo pra horas :)

Espero ter ajudado

[ ]s Edson