Fabio,

Algumas placas de rede tem dado problemas no FreeBSD 7.2 em função da
introdução de um novo parametro do sysctl:

# sysctl -d net.inet.tcp.tso
net.inet.tcp.tso: Enable TCP Segmentation Offload

Em algumas placas quando essa opção esta ativada (e acho que esta
assim por default no 7.2 release) a performance da rede cai bastante.
Não sei se o problema que vc esta tendo deriva desse "problema", mas
vale um teste.

Roda um "ifconfig <interface> -tso", e veja se faz alguma diferença.

Edson