Enio Marconcini -:- www.Enio.Pro.Br -:- escreveu:
> pessoal,
> ja mexi com controle de banda em linux, no qual temos como opção o
> Underlinux Bandlimit, CBQ ou HTB, destes uso atualmente no linux o
> Underlinux Bandlimit, e um amigo meu usa tbm no linux o HTB
>
> no entanto, eu e um amigo que é dono de uma lanhouse me pediu para montar um
> servidor de cache (squid), com um dns somente para cache (bind) e o controle
> de banda... e como estou dando meus primeiros passos em FreeBSD, minha idéia
> é usar o FreeBSD mas não sei qual seria as opçoes para fazer o controle de
> banda dos computadores da lanhouse....

> [...]
Se você pensa em fazer algo como:

Link Total = 1MB
Total de computadores = 4
Link por MÁQUINA: 250kbps

Seria bem fácil com Dummynet.

Mas se você pensa em distribuir esse link de forma "justa"... tipo, se
não tem NINGUÉM usando não tem problema algum em PC 1 funcionar a 1MB,
mas se tem 2 pcs usando, 500kbps para cada um... aí seria algo com ALTQ
+ PF, e é bem mais complicado.

Se você conseguir funcionar isso com ALTQ, por favor poste o resultado
na lista.... eu NUNCA consegui fazer nada em ALTQ funcionar bem (pior
que até para debugar é difícil).

É um tópico interessante, espero que os amigos com mais experiência
possam nos dar algumas dicas de como resolver =)

--
Welkson Renny de Medeiros
Focus Automação Comercial