2009/8/25 Thiago Gomes <thiagome...@gmail.com>

> no servidor FreeBSD (192.168.0.3) vc consegue pingar nos ips 192.168.0.2 e
> nos ips 172.16.40.3 ??

sim Tiago, uma vez que eu conecto por ssh no freebsd (que é o gateway dessa
nova rede) eu consigo pingar o note, as placas e demais computadores, isso
quando eu inicio ele normalmente e deixo que seja automaticamente definida
as rotas dinamicas, mas se eu deletar a rota para as redes, ai morre, nem
colocando manualmente com o route não volta a pingar

então, tenho um cenário onde a partir do note, passando pelo gw, eu consigo
pingar qualquer computador que esteja fora do este gateway, fazendo ou não o
nat para a rede externa (que no meu caso é uma LAN, 192...), porém o inverso
não vai, não consigo a partir da lan alcançar os micros que estão nessa
outra rede (172...)

minha necessidade já está beirando o desespero, pois dependo muito disso,
mas caso hava alguma outra sugestão de mudar essa topologia eu estudarei de
bom grado.

minha idéia inicial é usar esse gateway separado para não misturar os
clientes que estarão conectados através de wireless do restante da minha
rede LAN,

abração e boa noite

--
ENIO RODRIGO MARCONCINI