2009/10/21 Davi Vercillo C. Garcia <daviverci...@gmail.com>:
> Fala pessoal,
>
> Eu ainda estou um pouco enrolado com o processo de atualização do
> FreeBSD. Sei que eu devo atualizar o sistema básico (que foi instalado
> pelo CD) usando o "freebsd-update" e os ports com o "portmanager". No
> entanto, quando eu instalo uma aplicação via packages, ela é
> atualizada quando eu executo o primeiro comando ou o segundo (ou
> nenhum deles) ?

No FreeBSD packages são simplesmente ports que alguém compilou
usando "make package". Depois de instalado, não há distinção no
sistema se foi um port ou um package, logo suas aplicações instaladas
(tanto via ports quanto packages) serão manipuladas pelos softs port*
e nesse quesito você tem várias opções, a mais atualizada possível
é, IMHO, atravez do portupgrade com a árvore do ports atualizada.

Leia sobre portsnap e portupgrade que irá te ajudar bastante.

Quanto ao freebsd-update serve pra você trocar a "base" do
sistema operacional, falando a grosso modo, serve para quando
você deseja atualizar sua versão de FreeBSD, então sugiro que
deixes de lado esse tipo de operação até que vc se considere no
nível intermediário de entendimento do sistema.

--
Nilson