Olá,

De volta  FUG :) ,

A combinação da documentação da Microsoft e BSD ou simplesmente BIND
prove a viabilidade da utilização BIND9, sobre a infra AD (Active
Directory).

O AD requer SRV RR'S. O BIND pode realizar estava tarefa sem problema
algum. Veja,  o AD não tem a capacidade de resolver diversos SRV RR,
que se queira registrar podem acontecer inconsistências, quebras em
replicação in-site, com problemas na infraestrutura de clientes MS.

O IN "A"  do registro do domínio, que resolve todos os controladores
de domínio, é usado pelo DFS (Distribuited File System) em maquinas
clientes para resolver o domínio (Local do SYSVOL), para obter uma
localização do DFS para a próxima copia de arquivos no filesystem.

Com isso DNS dinâmico e essencial, justo que um controlador de domínio
AD precisa registrar uma grande quantidade de registros (SRV RR,
sites, etc).

O BIND suporta GSS-TSIG, que os clientes MS suportam para fazer as
atualizações dinâmicas, Você tera que integrar o BIND com Kerberos
(Que fazem parte do AD), para realizar atualizações dinâmicas seguras.

Se você vai utilizar uma estrutura de DNS unificado convém utilizar-se
 de views para limitar o acesso ao zona "_msdcs.domain.suffix ", pois
não faz sentido todos visualizar informações sobre maquinas do
controlador de domínio.

Se você quer realizar uma mudança do DNS (nome do domínio), essa
mudança pode der problemática. Existem extenções para MS Exchange,
DFS, Serviços de Certificado e relações de confiança. Informações
sobre em:
http://download.microsoft.com/download/9/6/5/965e6899-e086-4b3e-8ed6-516ea07ea225/domain-rename-intro.doc

Caso queira continuar aconselho mudar a thread para algo bem
especifico, pois envolve ambiente MS,  GPL e não FreeBSD.

Rafael Floriano Sousa Sales
55 11 3791-2494 | Ramal 300
3...@sip.bsdsource.com.br
http://www.bsdsource.com.br