Augusto,

na versão ESXi 4.x, quando você ativa a licença  de um ESX 4.0(vsphere) as
features são habilitadadas.

Acabei de fazer este teste, veja:

Versão Gratuita:

Product: ESXi 4 Single Server Licensed for 2 physical CPUs (1-6 cores per
CPU)
License Key: X-X-X-X-X
Expires: Never

Product Features:
    Up to 256 GB of memory
    Up to 4-way virtual SMP

Licença de um ESX ativada nele:

Product: vSphere 4 Enterprise Licensed for 2 physical CPUs (1-6 cores per
CPU)
License Key: X-X-X-X
Expires: Never

Product Features:
    Up to 256 GB of memory
    Up to 4-way virtual SMP
    vCenter agent for ESX Server
    vStorage APIs
    VMsafe
    dvFilter
    VMware HA
    Hot-Pluggable virtual HW
    VMotion
    VMware FT
    Data Recovery
    vShield Zones
    VMware DRS
    Storage VMotion

Notou? no host está instalado o ESXi, mas apenas trocando a licença todos os
features que tenho comprado para o Vsphere 4 ficam ativos.

Como falei, a única diferença é no console, que não vai ficar "bacana" como
um linux (ALT F1, ALT F2, ALT F3).

Depois de ativada a licença, você pode instalar o VirtualCenter e adicionar
o host nele(claro se você comprar a licença com o "vCenter agent for ESX
Server").

Melhor ainda, pode-se instalar o Vphere 4.0 em cima do ESXi, preservando o
datastore(nunca tive coragem para fazer), se ele estiver em outro disco por
exemplo.