Ue nao tem este binario la nao... olha oq incontrei

*root /var/db/firebird/bin #  ls*
*
*
*fb_lock_print   gds_drop        gsec            isql*
*gbak            gfix            gsplit          qli*
*gdef            gpre            gstat*
*
*
*root /var/db/firebird/bin #*

qual que ultilizo, lembrando instalei o Super Server.