buenas povo

bem.. estou tentando fazer um restore sob o Fixit do FreeBSD mas
acontece que não estou sabendo COMO definir um TMPDIR como recomendado
nos vários "papers" que tenho lido (inclusive o Handbook). Já tentei
com set (aceita - quero dizer, não reclama - pero.. não funciona),
export (não aceita, êrro) e até mesmo apenas
TMPDIR=/diretorio/desejado (não reclama mas.. nada).

por favor, como posso estabelecer isso, de modo que meu restore use uma
área gravável? o /tmp do Fixit naturalmente não é gravável (é cd)
portanto não me permite sequer iniciar.

dicas, pls?

--
 saudações,